ALVARÁ CONSTRUÇÃO 41390


 

  • MOVIMENTO DE TERRAS

A Terraplenagem é o primeiro passo para a execução de uma obra. Consiste no movimento de terras de forma a adequar os perfis naturais do terreno aos perfis finais de projecto. O movimento de terras inicia-se com uma actuação sobre a superfície do terreno, limpando as árvores, arbustos, plantas e vegetação que possam existir sobre o terreno. A esta operação dá-se o nome de DESMATAÇÃO.

Assim que o terreno está limpo de vegetação, retira-se a terra vegetal para depósitos provisórios, para posterior reutilização, ou definitivos – DECAPAGEM.

De seguida realiza-se a escavação do terreno, com meios mecânicos (Escavadora e possivelmente com auxilio de Bulldozer) no caso de terrenos brandos ou com recurso de explosivos, no caso de ser um terreno rochoso. O material escavado é carregado e transportado para aterro, para vazadouros ou depósitos provisórios.

Os aterros são realizados compactando os materiais transportados, depois de ajustado o teor de humidade óptimo para cada material, de forma a obter uma compactação máxima.

Os trabalhos são concluídos com a regularização de taludes, valetas, etc. de forma que se molde o conjunto aos perfis projectados. Por último realiza-se a integração paisagística da obra de forma a respeitar o meio envolvente.

Explotugal – Obras e Construção, Lda. dispõe de meios técnicos e humanos experientes com provas dadas na realização destes trabalhos, sendo o nosso parque de equipamento o mais completo, o maior e mais moderno do mercado nacional.